Vereador Artur apresenta projeto que concede, pós-morte, título de cidadania estanciana ao ex-prefeito Valter Cardozo
O Vereador Artur Oliveira Nascimento (PT) apresentou Projeto de Decreto Legislativo que concede ao ex-prefeito Valter Cardozo Costa o Título de Cidadania Estanciana.
Valter nasceu na cidade de Arauá, mas toda sua vida profissional e pública teve como assento referencial a cidade de Estância. Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1960, atuou como cirurgião no Hospital Regional Amparo de Maria e na Maternidade Leopoldo Souza, sendo, em Estância, pioneiro na realização de cesarianas trabalhando ao lado dos colegas Roberto Bahia e Paulo Amaral, além de atuar em cidades vizinhas e em outras instituições.
Em 1970, elegeu-se deputado estadual. Em 1976, pela primeira vez, prefeito. Reeleito em 1987, depois de nova passagem pela ALESE, consolidou sua maior obra: a criação do Bairro Cidade Nova, como é popularmente conhecido, e que oficial e justamente leva o seu nome.
Como deputado foi combativo e polêmico, determinado e defensor da Zona Sul e da cidade que representava. Como prefeito, expandiu a zona urbana da cidade e legou a ela grandes e definitivas obras a ponto de em 1989 ser reconhecido pelo Diário de Recife/PE o Melhor Prefeito do Nordeste.
Nascido em 06 de abril de 1934, faleceu em 13 de dezembro de 2001, em Aracaju, mas seus restos mortais estão depositados no Cemitério Nossa Senhora da Piedade em Estância, onde seus herdeiros residem e sua memória resiste. Homem sempre da linha de direita, recebeu, entretanto, do Vereador Artur do PT, o reconhecimento como “um arauaense que não foi apenas um grande sergipano, mas, sobretudo, um intenso e inesquecível vocacionado estanciano na mais sincera e alta amplitude cidadã e política do termo.”
Assessoria parlamentar
Comentários