Pular para o conteúdo principal

Estância inaugura obras nos 175 anos de elevação à categoria de cidade


Estância está vivendo um momento supimpa na sua história. Há décadas demandava uma nova roupagem nas suas vias.   Ruas, praças, prédios públicos, novos espaços de convivência social, que ofertam qualidade de vida, autoestima dos munícipes, ora estão sendo revitalizados, ora estão sendo criados novos. Com isto, a cidade está de cara nova, cristalizando a alegria da população.

Na passagem deste aniversário (175 Anos) o prefeito Gilson Andrade (PSD) e o vice-prefeito André Graça (PP) irão inaugurar diversas obras no centro e na periferia, estas têm como objetivo embelezar a cidade ainda mais, proporcionar qualidade de vida para os munícipes e fazer com que Estância continue evoluindo, alcançando expressivos índices de desenvolvimento, investimentos, progresso; criando oportunidades para sua população.

Parafraseando o poeta pop Jorge Benjor: moro numa cidade abençoada por Deus e bonita por natureza. A cidade de Estância, denominada por Dom Pedro II, como o Jardim de Sergipe, é a cidade dos sobrados azulejados, das praças dos oitizeiros, das palmeiras imperiais, das festas juninas, de belo acervo arquitetônico, Berço da Imprensa Sergipana.  É um privilégio para todos nós vivermos nesta cidade linda tão bem eternizada pelos artistas plásticos Zé de Dome, Félix Mendes, Os Gêmeos, Eraldo Lima, Judite Melo; culminando tanta riqueza cultural, somos agraciados pelo Criador com maravilhoso litoral.

Nessa quinta-feira, 04 de maio, o município de Estância completa 175 anos de elevação à categoria de cidade.  No curso desse tempo houve um longo caminho a ser percorrido que iniciou no período do Brasil Colônia quando em 16 de setembro de 1621, o capitão-mor João Mendes concedeu a carta sesmaria de três léguas quadradas de terras às margens do Rio Piauí, a Pedro Homem da Costa e Pedro Alves para plantar, criar gado e morar.

Em abril de 1757, o rei autorizou que realizassem na povoação de Estância "vereações, audiências, arrematações e outros atos judiciais na alternativa dos juízes ordinários", acontecendo assim, a separação jurídica da Vila de Santa Luzia. Em 5 de março de 1835, é criada a sua Comarca e, finalmente, a 4 de maio de 1848, elevada a categoria de cidade.

Estância é cidade pólo da Região Sul, está entre as 4 primeiras economias do Estado; é dos maiores pólos industriais do Estado e possui um dos maiores comércios da região. Atualmente governada pelo prefeito Gilson Andrade (PSD) que está no 3º ano do seu mandato. Parafraseando o presidente Juscelino Kubistchek, Gilson Andrade está fazendo em seis anos de mandato o que outros prefeitos não fizeram nos últimos 60 anos.

Estância, 175 Anos de Elevação à Categoria de Cidade, mais de 400 anos de colonização e mais de 180 anos de emancipação política.

Parabéns, Estância!

 


Por: Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das