Desde o início do programa Água para Todos, mais de 2.500 cisternas foram instaladas na região
A instalação de cisternas de abastecimento humano do programa Água para Todos beneficiou 880 alunos de áreas rurais do estado de Sergipe. Ao todo, 28 reservatórios foram instalados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em escolas que apresentavam graves restrições de acesso a água.
Além das instituições de ensino, um posto de saúde foi beneficiado. Com a cisterna, aproximadamente 60 pessoas terão acesso a água, entre profissionais de saúde e pacientes. Os aposentados que receberam o benefício no estado somam 378.
Para o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Paulo Viana, o programa Água Para Todos contribui para a convivência da população do semiárido com os períodos de estiagem. “A instalação de cisternas, construção de barreiros e perfuração de poços são importantes para o convívio com os danos provocados à economia da região. Aliado a essas ações, estamos também desenvolvendo estudos para impulsionar a produção de forragens dentro do período de estiagem”, diz.
Desde 2012, quando o programa começou a ser executado, 2.718 cisternas foram instaladas na região. A expectativa é que mais 600 sejam instaladas em Sergipe, totalizando mais de 3.300 reservatórios do programa no estado.
A Codevasf também vai realizar, em atuação emergencial, a perfuração e instalação de poços tubulares nos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu e Nossa Senhora da Glória. A ação está atualmente em fase preparatória de licitação.
Barreiros
A Companhia também anunciou que assinou contrato para
elaboração de projetos executivos que vão orientar a construção de 150
barreiros em Sergipe, que beneficiarão 3.733 famílias em dez municípios
sergipanos. Os barreiros acumulam água da chuva e são voltados para a
dessedentação animal. Eles serão instalados em 78 comunidades rurais dos
municípios de Aquidabã, Canindé do São Francisco, Cedro de São João, Gararu,
Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Porto da
Folha e Propriá.
Água para Todos
O Programa Água para Todos é destinado a promover a universalização do acesso à água para consumo humano em áreas rurais do semiárido, visando o pleno desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa levará também água para a produção agrícola e alimentar.
O ‘Água para Todos’ faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria e atenderá prioritariamente as famílias cadastradas no Cadastro Único sem acesso à água.
O Programa é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Banco do Nordeste (BNB) e da Fundação Banco do Brasil (FBB).
Fonte: Assessoria da Codevasf
Comentários