André Graça deu cara nova à Câmara Municipal de Estância nos cem primeiros dias
Ao fazer um balanço dos primeiros cem dias da atual legislatura da Câmara Municipal de Estância, pode-se observar que o que não faltou foi empenho e dedicação por parte dos quinze vereadores.
Ao longo do período, além das sessões ordinárias, também foram realizadas sessões extraordinárias (sem remuneração) com o intuito de limpar a pauta e agilizar as matérias agendadas. De fevereiro até o presente foram apresentados:
Requerimento - 57
Indicação - 322
Moção - 164
Projeto de Lei - 25
Projeto de Lei Complementar - 02
Projeto de Resolução - 08
Projeto de Decreto - 01
Projeto de Lei Suplementar - 01
Emenda a LOM - 02
O presidente André Graça (PSL) proporcionou expressivas transformações nos vieses estrutural do plenário e valorização dos servidores. Na estrutura física do prédio a mudança foi inevitável porque o número de assentos passou de doze para quinze. Para receber os três novos parlamentares foi necessário fazer adequações no espaço existente.
Reformas
As mudanças se deram pela supressão de uma das paredes do plenário. Espaço esse que ganhou pintura nova, porta de correr, novos equipamentos de som, microfones para a mesa diretora e para aos demais vereadores. O plenário foi ainda dotado de aparelho de TV (tela grande) para a retransmissão das sessões que são transmitidas pelo site da Casa e You Tube.
- Quem visitar hoje o plenário da Câmara de Estância verá como ficou bonito e agradável. O nosso desejo é o de atender bem aos nossos Pares proporcionando as condições adequadas para que possam desempenhar com brilhantismo o mandato. Estamos na condição de presidente e não queremos ser apenas mais um presidente, queremos fazer a diferença, fazer dessa Casa um exemplo para outras câmaras do país - revelou André.
Reajuste salarial
O servidor foi ainda mais valorizado: concedido 6,47% de reajuste salarial, outorgado reajuste de 100% no auxílio alimentação (de 300 para 600 reais); como também foi aprovado projeto de lei que alinhou os cargos existentes na CVE que estavam abaixo do salário mínimo.
Dentre as metas traçadas pelo presidente André Graça uma é a transparência. Tornar acessível ao público as informações de receita e despesa da Casa é compromisso do atual presidente. Os dados já constam no Portal da Transparência no site oficial da CVE.
"Fomos ao Presidente do TCE, doutor Clóvis Barbosa, em busca de informações de como a Câmara Municipal pode alcançar nota máxima na transparência, visita que fizemos juntamente com o colega vereador Artur do PT. Não temos nada a esconder, queremos que o contribuinte saiba, em detalhe, como está sendo aplicado cada centavo do seu dinheiro. Queremos uma Câmara super transparente", evidenciou André.
Segurança
A entrada da Câmara ganhou a presença de um agente da Guarda Municipal que tem como função orientar os visitantes que não é permitido o acesso ao interior da Casa trajando bermuda, camiseta e similares.
Escola do Legislativo
No quesito Escola do Legislativo foi contratado o professor Miguel Viana, ex-secretário de Cultura do Município, para assumir a Direção da referida casa de ensino. Este mês a escola iniciou às atividades com a realização do Curso Oficial de Arbitragem em parceria com a Prefeitura de Estância, através da Secretaria de Juventude e Desporto e Federação Sergipana de Futebol, com mais de 60 alunos.
Findo dos cem dias a Casa tem respondido com bastante trabalho voltado para o desenvolvimento e qualidade de vida da população.
"Temos trabalhando de forma uníssona, agradeço a parceria dos colegas, todos têm desempenhado o mandato com responsabilidade; é nosso compromisso fazer uma gestão pautada na transparência das contas; desejamos viabilizar cursos para a comunidade por meio da Escola do Legislativo e pedimos a Deus que nos ajude na construção de uma Estância melhor para todos", finalizou Graça.
Atuais vereadores por ordem de votação:
ANDRÉ GRAÇA (presidente)
SANDRO DE BIBI
ZÉ DA PAZ
PEDRO BENJAMIN
MISAEL DANTAS
TITO MAGNO
CRISTÓVÃO FREIRE
EDIVALDO DA PRAIA
SÉRGIO LARISSA
TERTULIANO PEREIRA (vice-presidente)
ALEX PORTO (LÉO) (2º secretário)
ARTUR OLIVEIRA
DIONÍSIO NETO (1º secretário)
JOSEFA FRANCISCA (CHICA DO FATO)
RAIMUNDO ASCENDINO (DODE)
Ascom CVE
Genílson Máximo
Comentários