Pular para o conteúdo principal

Câmara Municipal de Estância: 100 dias de mandato com muito trabalho apresentado


André Graça deu cara nova à Câmara Municipal de Estância nos cem primeiros dias 


Ao fazer um balanço dos primeiros cem dias da atual legislatura da  Câmara Municipal de Estância, pode-se   observar  que o que não faltou foi empenho e dedicação por parte dos  quinze vereadores. 

Ao longo do período, além das sessões ordinárias, também foram realizadas sessões extraordinárias (sem remuneração) com o intuito de limpar a pauta e agilizar as matérias agendadas. De  fevereiro até o presente  foram apresentados:

Requerimento - 57
Indicação  - 322
Moção - 164
Projeto de Lei - 25
Projeto de Lei Complementar - 02
Projeto de Resolução - 08
Projeto de Decreto - 01
Projeto de Lei Suplementar - 01
Emenda a LOM - 02

O presidente  André Graça (PSL) proporcionou  expressivas  transformações nos vieses estrutural  do plenário e valorização dos servidores.  Na estrutura física do prédio  a mudança foi inevitável porque o número de assentos passou de doze para quinze. Para receber os  três novos parlamentares foi necessário fazer adequações no espaço existente.

Reformas

As mudanças se deram  pela supressão de uma  das paredes  do plenário. Espaço esse que ganhou pintura nova, porta de correr,  novos equipamentos de som, microfones para a mesa diretora e para aos demais vereadores. O plenário foi ainda dotado de aparelho de TV (tela grande) para  a retransmissão das sessões que são transmitidas  pelo site da Casa e You Tube. 

- Quem visitar hoje o plenário da Câmara de Estância verá como ficou bonito e agradável. O nosso desejo é o de atender bem aos nossos Pares proporcionando as condições adequadas para que possam desempenhar com brilhantismo o mandato. Estamos na condição de presidente e não queremos ser apenas mais um presidente, queremos fazer a diferença, fazer dessa Casa um exemplo para outras câmaras do país - revelou André. 

Reajuste salarial

O servidor foi ainda mais valorizado: concedido  6,47% de  reajuste salarial, outorgado   reajuste de 100% no auxílio alimentação (de 300 para 600 reais); como também  foi aprovado projeto de lei que alinhou os cargos existentes na CVE  que estavam abaixo do salário mínimo. 

Dentre as metas  traçadas  pelo  presidente André Graça  uma é  a transparência.  Tornar acessível ao público as informações  de receita e despesa da Casa é compromisso do atual presidente. Os dados já constam no Portal da Transparência no site oficial da CVE. 

"Fomos ao Presidente do TCE, doutor Clóvis Barbosa, em busca de informações de como a Câmara Municipal pode   alcançar  nota máxima na transparência, visita que fizemos juntamente com  o colega vereador Artur do PT. Não temos nada a esconder, queremos que o contribuinte  saiba, em detalhe, como está sendo aplicado cada centavo do seu  dinheiro. Queremos uma Câmara super transparente", evidenciou André. 

Segurança

A entrada da Câmara  ganhou  a presença  de um agente da Guarda Municipal que tem como função orientar os visitantes que não é permitido o acesso ao interior da Casa  trajando  bermuda, camiseta e similares. 

Escola do Legislativo

No quesito Escola do Legislativo  foi  contratado  o professor Miguel Viana, ex-secretário de Cultura do Município, para assumir a Direção da referida casa de ensino.  Este mês  a escola  iniciou às atividades com a  realização do  Curso Oficial de Arbitragem em  parceria com a Prefeitura de Estância, através da Secretaria de Juventude e Desporto e Federação Sergipana de Futebol, com mais de 60 alunos. 

Findo dos cem dias a Casa tem  respondido com bastante trabalho voltado para o desenvolvimento e qualidade de vida da população.  

"Temos  trabalhando de forma uníssona, agradeço  a parceria  dos colegas, todos têm  desempenhado o mandato com responsabilidade;   é nosso compromisso fazer uma gestão pautada na transparência das contas; desejamos  viabilizar cursos para a comunidade por meio da Escola do Legislativo  e   pedimos  a Deus que nos ajude  na construção de uma Estância melhor para todos", finalizou Graça.

Atuais vereadores por ordem de votação:

ANDRÉ GRAÇA (presidente)
SANDRO DE BIBI
ZÉ DA PAZ
PEDRO BENJAMIN 
MISAEL DANTAS
TITO MAGNO
CRISTÓVÃO FREIRE
EDIVALDO DA PRAIA
SÉRGIO LARISSA
TERTULIANO PEREIRA (vice-presidente)
ALEX PORTO (LÉO) (2º secretário)
ARTUR OLIVEIRA 
DIONÍSIO NETO (1º secretário)
JOSEFA FRANCISCA (CHICA DO FATO)
RAIMUNDO ASCENDINO (DODE)



Ascom CVE 
Genílson Máximo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&