Pular para o conteúdo principal

Homem compra casa com dinheiro de indenização por prisão injusta: 'Hoje começa uma nova história'

Albino de Souza foi indenizado por uma prisão irregular há 32 anos. — Foto: TV Globo/Reprodução

 O Fantástico desse domingo (31) mostrou um erro de 32 anos que começou a ser reparado agora pela Justiça de Goiás. A vítima é Albino de Souza, preso em Anápolis no ano de 1991, acusado, sem provas, de estuprar e matar uma mulher. Ele foi confundido com o assassino e acabou preso e torturado.

A prisão aconteceu dia 18, mas ele só foi liberado dia 21, dia que apareceu o verdadeiro culpado. Após passar quatro dias numa cela, Albino foi solto - e procurou a Justiça. Foram 18 anos de insistência diante dos tribunais tentando provar o erro do Estado.

Os advogados de Albino entraram na Justiça em 1995, quatro anos depois da prisão. E só em 2013, o Superior Tribunal de Justiça decidiu a favor da indenização. Mas durante essa espera, Albino e os advogados perderam contato. E começou uma longa busca. Durante 10 anos, os advogados Pedro Sérgio e Miguel Thiago, vasculharam a cidade para localizar o paradeiro de Albino. Só o encontraram este ano.

Acontece que ele não tinha documentos, perdidos em uma enchente e vivia em situação de rua. No reencontro com os advogados, Albino teve a oportunidade de tirar a segunda via da documentação e abrir uma conta no banco para, finalmente, receber a indenização.

Sua nova casa foi comprada com o dinheiro da indenização e ele diz que sua vida mudou com esse novo passo. O que ele reconquistou não vai apagar a injustiça que sofreu há 32 anos, mas oferece a ele a oportunidade de sonhar por uma vida nova em 2024.

"Eu vou continuar a minha vida, entendeu? Meu trabalho, na honestidade, que eu tenho certeza, o que eu quero fazer eu vou fazer", diz Albino.


https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2024/01/02/homem-compra-casa-com-dinheiro-de-indenizacao-por-prisao-injusta-hoje-comeca-uma-nova-historia.ghtml

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das